Atenção à saúde em Fonodiaudiologia é o novo curso da Fiocruz na The Global Health Network

   

Esta é a segunda formação do Campus Virtual Fiocruz que figura na plataforma e a primeira em três idiomas

Hellowa Correa e Flávia Bueno

                  

 

Seguindo o acordo de cooperação entre a Fiocruz e a The Global Health Network, o curso Atenção à Saúde em Fonoaudiologia: uma abordagem sobre alterações sensório motoras orais no campo da neonatologia está agora disponível na plataforma Global Health Training Centre em português, inglês e espanhol. O curso foi desenvolvido por uma equipe multiprofissional do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz) e tem por objetivo alcançar fonoaudiólogos e outros profissionais da saúde interessados no assunto da disfagia (dificuldade de deglutição).

 A Coordenadora do curso, Mariangela Bartha, é fonoaudióloga e tem mais de 35 anos de experiência. Bartha trabalha no IFF/Fiocruz solucionando problemas causados pela disfagia e tem dedicado suas pesquisas para desenvolver formas de evitar a gastrostomia em recém-nascidos - uma cirurgia que dá acesso à parede abdominal através de um tubo. A pesquisadora lembrou da sua trajetória e destacou que o curso será um legado: “Gostaria de deixar uma formação para os profissionais da saúde pública a respeito da disfagia'', afirmou ela.

 O curso tem oito módulos com 5 horas cada, totalizando 40h, e é a primeira formação ofertada em três idiomas pelo Campus Virtual Fiocruz.  Os módulos foram distribuídos por temas com a participação e discussão da equipe multiprofissional, retratando o trabalho interdisciplinar realizado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) neonatal, visando promover a assistência e incentivo ao uso do leite humano para o recém-nascido e lactente, com condições complexas de saúde, que apresentam disfagia.

A plataforma

 Cerca de 400.000 alunos de diferentes países na África, Europa e nas Américas concluíram dois milhões de módulos desde o lançamento da Global Health Training Centre, em 2011. Lançado em dezembro de 2020, o primeiro curso da Fiocruz adaptado e traduzido, Transmissão, vigilância, controle e prevenção da Febre Amarela, ultrapassou a marca de 1500 acessos.

 A iniciativa de fortalecimento da presença da Fiocruz na plataforma de ensino remoto faz parte de um projeto mais amplo, coordenado pelo Hub da Fiocruz. Em 2021, pelo menos outros quatro cursos serão adaptados e traduzidos, reforçando o papel da Fiocruz como uma instituição de pesquisa na área da saúde pública com vocação para cooperar e compartilhar seu conhecimento com pesquisadores de todo o mundo.