Para viabilizar suas atividades, a Rede Zika Ciências Sociais aplica para esquemas de financiamento, sempre considerando o aspecto social da epidemia.
Desde 2016 recebeu fundos dos seguintes projetos e instituições.

  • Fundo Newton (2016):
  1. Agindo em um mundo incerto: mapeando as respostas em saúde pública à epidemia de Zika no Brasil (coordenado por Gustavo Matta / Fiocruz e Javier Lezaun / Oxford University)
  2. Movimentos sociais das mulheres e a resposta ao Zika e microcefalia no Brasil: abordando a negligência por meio de abordagens centradas na comunidade (Coordenado por Denise Pimenta / Fiocruz e João Nunes / Universidade de York
  3. Apoiando profissionais de saúde no atendimento a famílias de crianças com síndrome congênita relacionadas ao vírus Zika no Brasil (Coordenado por Luciana Sepulveda Koptcke / Fundação Oswaldo Cruz - DF e Hannah Kuper / London School of Hygiene & Tropical Medicine)
  • ZIKAlliance (2017): Uma Aliança Global para a Coordenação de Controle e Prevenção de Zika Vírus de Ciências Sociais - Nísia Trindade Lima, Gustavo Matta (Fiocruz) e Jocelyn Raude (Inserm).
    Trabalhando em quatro diferentes tarefas:
  1. a dimensão sócio-histórica da epidemia;
  2. produção científica, mídia e controvérsias públicas;
  3. promoção da saúde no contexto da epidemia;
  4. repercussões da epidemia de zika no sistema de saúde brasileiro.
  • Universidade de Oxford:
  1. INSIS - Instituto de Ciência, Inovação e Sociedade
  2. The Global Health Network
  • Wellcome Trust (2016/2018): Saúde Global, Zika e as implicações para crianças e famílias, uma parceria entre a London School of Hygiene & Tropical Medicine e o Instituto Aggeu Magalhães-Fiocruz PE.
    Financiamento: WT / Zika Plan / Fundo Newton
  • Graduate Institute of International and development studies: Entendendo as normas e práticas de compartilhamento de patógenos e benefícios para melhorar a segurança global da saúde.

  • Organização Mundial da Saúde: Comunicação de risco em tempos de ZIKV: Uma exploração multicêntrica dos valores e preferências das mulheres para saber seu status de infecção por ZIKV e a probabilidade de resultados adversos na gravidez, bebê e criança.