‘Como usar o REDCap de maneira eficiente’ é tema de webinário internacional na Fiocruz
O ResearchElectronic Data Capture (REDCap) (ou em tradução para o português “A pesquisa de captura eletrônica de dados”) é uma ferramenta gratuitadigital desenvolvida pela Universidade de Vanderbilt para capturar (ou coletar) dados. A partir das informações adquiridas pelo aplicativo é possível apoiar o desenvolvimento de investigações em saúde.Ou seja, esta utilização de dados pode servir para descoberta de padrões, previsão de comportamentos e, claro, para geração de conhecimentoscientíficos por meio de tecnologias. Apesar de ser um aplicativo cada vez mais utilizado pelos profissionais de saúde em pesquisa, aprender a usar o REDCapde maneira eficiente ainda é um desafio para muitos da área.
Para ampliar o acesso à informação sobre o REDCap e permitir que seu uso seja mais eficiente na pesquisa, no dia 14 de dezembro, especialistas da Fiocruz participam do webinário “O uso do REDCap para além de questionários e típicos bancos de dados: eficiência em pesquisa” (do inglês “The use ofREDCapbeyondsurveysandtypicaldatabases: efficiency in research”), organizado pela Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC/Fiocruz), por meio do Hub da Fiocruz, em parceria com a The Global Health Network. O evento está com inscrições abertas e acontece com a participação de membros da Vice-presidência de Pesquisa e Coleções Biológicas (VPPCB) edo Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI). O evento será transmitidopela plataforma Zoom, às 10 horas (Brasília/Buenos Aires) e 13 horas (Londres), será conduzido em português e terá tradução simultânea para inglês e espanhol.
REDCap, o que é?
REDCap é uma plataforma digitalintuitiva de coleta, gerenciamento e divulgação de dados de pesquisas, utilizada também para atender demandas de serviços e atendimentos.É amplamente utilizada na área de saúde por ser considerada segura, inclusive para dados confidenciais ou sensíveis, além de ser gratuita ao usuário final.
Owebinário “O uso do REDCap para além de questionários e típicos bancos de dados: eficiência em pesquisa ” tem como objetivos: descrever as maneiras pelas quais o REDCap pode ser usado para melhorar a qualidade dos dados, tornar a coleta de dados mais fácil e eficiente, reduzir custos e acelerar o trabalho de campo; discutir as possibilidades e variações de uso que o REDCap oferece e sua adaptabilidade às necessidades de pesquisa; resumir os requisitos técnicos mínimos e atributos de segurança para utilização; e abordar brevemente a gestão administrativa da ferramenta.
Veja abaixo a programação e conheça os palestrantes:
Palestrantes:
• Vanessa Jorge – Coordenadora de Informação e Comunicação da Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC), Fiocruz.
•Leandro Amparo de Souza - Gerente de Dados de Pesquisa Clínica da Plataforma de Pesquisa Clínica da Vice-Presidência de Pesquisa e Coleções Biológicas (VPPCB), Fiocruz.
• Margareth Catoia Varela - Cientista de dados e coordenadora da Unidade de Pesquisa em Imunização e Vigilância em Saúde (LIVS), Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI), Fiocruz.
• Ana Paula Esteves Pereira - Assistente de Pesquisa,Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP), Fiocruz.
• André Bastos Daher - Coordenador da Plataforma Fiocruz de Pesquisa Clínica, Vice-Presidência de Pesquisa e Coleções Biológicas (VPPCB), Fiocruz.
Programação:
Boas-vindas e apresentações
Introdução ao REDCap em pesquisa
REDCap na realidade – aplicações práticas
Gerenciando grandes volumes de dados no REDCap – a experiência do Nascer no Brasil
Recursos avançados em gerenciamento de projetos de pesquisa – a experiência do Projeto Sakura
Gerenciamento do software REDCap
Discussão e encerramento